Não é lógica. É uma opinião de Allan Kardec, fundamentada em crenças mentempsicóticas da Índia e em suas próprias reflexões. Pelo que sei, não há evidência nenhuma da veracidade dessa suposição, nem tampouco da existência de espíritos, mesmo que não se reencarnem. Ele considera que esta é uma explicação lógica para a existência do mal, como uma provação para a purificação dos espíritos. Isto não é lógico, de modo algum. É uma hipótese que pode dar conta da explicação, mas não há nenhuma indicação que, de fato, seja isto. Há outras explicações para tudo o que o espiritismo afirma, puramente naturais, sem supor a existência de espíritos e de deuses, além das que o cristianismo, o islamismo e o judaísmo fornecem, considerando a existência de espíritos e um Deus, mas sem considerar a reencarnação. A decisão por qual delas seja a verdadeira, em termos fáticos e objetivos, não se tem, até o momento. Fica por conta da suposição de quem crê ou não. De minha parte, não vejo indício nenhum de que existam espíritos, quanto mais de que se reencarnem. Assim prefiro adotar o ateísmo cético, que considera, sem ter certeza, que não existem nem espíritos nem deuses.
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Um comentário:
Ao contrário do que o senhor disse, há sim evidências para espíritos (através da mediunidade) e reencarnação. Entre os médiuns que foram submetidos a testes controlados por décadas posso citar Leonora Piper e Gladys Osborne Leonard. Quanto às pesquisas de reencarnação, o canadense Ian Stevenson publicou vários casos de crianças que lembram vidas passadas em revistas indexadas. O próprio Carl Sagan fez referência a essas pesquisas em "O Mundo Assombrado pelos Demônios". Vários outros pesquisadores como Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, Jim Tucker (entre outros) replicaram suas pesquisas.
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