terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ñ ACHA SEUS DISCURSOS & INTREPRETAÇÃO SOBRE ANARQUISMO UM TANTO MORALISTA? NESTE CASO A ÉTICA ESTA TOMANDO FORMATO MORAL & ISTO É REALMETE PERCEPTIVÉL! NA CADUCA SOCIEDADE ATUAL EXISTEM LEIS RETROGRADAS BASEADAS NO SISTEMA J.C E NUMA SOCIEDADE ANARQUICA?

Moralista não, ético! Sim, e isto é uma característica essencial do meu pensamento. O ateísmo e o anarquismo concebidos de uma forma não niilista e nem hedonista, mas estóico-epicurista. A diferença entre o epicurismo e o hedonismo é que este coloca a felicidade no prazer e o primeiro na virtude. Mas ambos colocam a felicidade como fim último. Considero, porém, que a felicidade só se atinge com a prática do bem e este fim só será alcançado se se esquecer de procurá-lo de se dedicar ao bem. Então ele será obtido. Quanto ao estoicismo, este seria a antítese do epicurismo, mas eu advogo uma síntese dialética entre eles, quase num sentido budista, em que a ataraxia leva à felicidade. Concebo a anarquia não como uma situação caótica mas, pelo contrário, como uma ordem advinda de um consenso social, produto de uma civilização super elaborada e sofisticada, na qual o homem, por educação, dominou suas tendências egoísticas e optou por um senso de dever, de responsabilidade, de colaboração, de altruísmo, capaz de construir uma sociedade hipersofisticada, tecnológica e culturalmente, sem necessidade de comando, governo, punição, propriedade, dinheiro, fronteiras. Sem crime, sem polícia, sem exército, sem prisões, sem advogados, sem bancos, sem contadores, sem empregados, sem juízes, sem promotores, sem políticos, sem funcionários públicos, sem empresários, sem fazendeiros, sem industriais, sem comerciantes. Tudo comunitário: alojamentos, refeitórios, lavanderias, vestuários, banheiros, garagens, salas de lazer, bibliotecas, cinemas, teatros, quadras de esportes, ambulatórios, escolas, hospitais. Não é preciso comércio. A produção vai direto ao consumo. Sem dinheiro mas sem escambo. Todo mundo trabalha de graça e tem tudo de graça. Tudo é de todo mundo e nada é de ninguém, inclusive maridos, mulheres, filhos e pais. Isto não é utopia e pode ser alcançado em poucas dezenas de séculos se se empenhar um processo educativo nesse sentido, continuado e constante, por muitas e muitas gerações. Lembremos que a humanidade tem só duzentos mil anos de idade. Como será dentro de alguns milhões de anos?

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

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