quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que os jovens dos dias de hoje perderam ( ou quase) completamente o interesse pelos estudos?

Por vários motivos. Um é que a televisão, os jogos de computador e a internet são um grande atrativo, pois requerem menos esforço mental e a preguiça é algo muito forte. Só que, especialmente a televisão, são instrumentos de emburrecimento. Mesmo os jogos, só desafiam a inteligência no começo. Depois que a pessoa aprende os truques, é melhor desistir daquele e começar um novo. Mas, então é que ela começa a vencer. Jogos de computador só desenvolvem a inteligência até que você comece a vencê-los. Outro é que as escolas cada vez mais exigem menos dos estudantes, pois não podem ter um número grande de reprovações. Sabendo disto, eles pressionam, estudando pouco e tirando nota ruim, para que a escola desça o nível e não lhes exija muito esforço. Poucas escolas mantém um padrão elevado de exigência, mesmo com reclamação de alunos. Eu conheço pessoalmente duas: O Colégio de Aplicação de UFV, em Viçosa e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena. Tem outras, eu sei. Todas deviam ser assim. O terceiro problema são os pais, que não querem contrariar os filhos com exigências e, então, reclamam do colégio quando o filho tira nota ruim, em vez de reclamar do filho. Também não estabelecem regras nem disciplina. Além de continuarem a mimá-los com tudo, mesmo que não correspondam em termos de desempenho escolar e em termos de colaboração nas atividades domésticas. É um descalabro total. Por medo de perder a afeição dos filhos, afrouxam a disciplina. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O adolescente tem que saber que pais exigentes não os amam menos. Não estou falando de tirania doméstica nem de espancamento ou coisas assim. Estou falando de pulso e firmeza. Isto é necessário, ao lado do diálogo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails