quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SOBRE MAGIA & FISICA CREIO QUE VC ESTA "EQUIVOCADO", ASSIM Q PUDER DE UMA OLHADA NESTES 2 TEXTOS. AGUARDO. http://www.mortesubita.org/magia-do-caos/textos-caoticos/o-mago-como-um-fisico-rebelde http://www.philhine.org.uk/writings/ess_petecint.html

Concordo com quase tudo o que disse o Carroll, com excessões. Não acho que a ciência boa seja a útil e a má seja a inútil. Ciência boa é aquela que é feita de forma rigorosa e consistente, aberta a toda sorte de questionamento e comprometida com a busca da verdade na explicação da realidade. Seja isto útil ou não. Utilidade, no sentido de capacidade de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, é algo que não concerne ao objetivo da ciência, pelo menos da ciência pura, mas sim do engenho, que se vale da ciência aplicada. Concordo em que a Cosmologia, a Física de Partículas e a Neurociência são a fronteira do conhecimento atual, sendo esses, justamente, os temas a que mais dedico meu empenho em compreender, tendo os dois primeiros, inclusive, sido objeto de meus estudos de mestrado. O que não compreendi é o que ele chama de "mago". Para mim é apenas o cientista, que, no meu entendimento, tem idéias interessantes e não é chato. Talvez ele queira se referir à pessoa que faz divulgação científica, ou seja, que traduz para o publico leigo o conhecimento científico em termos acessíveis. Esta é outra atividade a que me dedico. O que não vejo é onde qualquer magia se enquadra nisto. Entendo por magia (não estou falando de truques de mágicos) uma capacidade de agir sobre a natureza à revelia das leis que descrevem seu comportamento. Isto não existe. Tudo o que puder ser feito, sempre será feito em observância a todas as leis da natureza. Não há como escapar. Milagres não existem, em absoluto.
Concordo que uma visão simplista das leis da Física, como a Segunda Lei da Termodinâmica do modo como os engenheiros a concebem, leva a previsões errôneas sobre a evolução do Universo e as possibilidades de fenômenos naturais. Por exemplo, tanto a formação de estrelas e galáxias como o surgimento da vida a partir da matéria inanimada, podem ser explicados como ocorrências naturais (sem intervenção divina), pela redução localizada da entropia, induzida por interações cumulativas, como a gravitação (mesmo que interpretada como curvatura do espaço-tempo) ou as forças moleculares de Van der Walls ou as pontes de hidrogênio. Além do mais, a visão técnica de muitas leis da Física, como ensinadas no Ensino Médio, não leva em conta a expansão cósmica do espaço, que ocorre mesmo no nível subatômico e outras questões quânticas e relativísticas, só abordadas em nível de pós-graduação. Mas não há magia nenhuma nisto, apesar de não ser fácil de ser exposto numa obra de divulgação científica.
Aliás, quero aproveitar para comentar que os livros do Steven Hawking absolutamente não prestam como divulgação científica. Quem já entende do assunto acha uma infantilidade. Quem não entende fica sem entender mesmo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails