Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
"A Coletividade é burra, mesmo quando seus indivíduos não são." -Concorda? Discorda? Conhece uma boa defesa/crítica a esta opinião?
Não. Pode ser ou pode não ser. Isso é uma questão estatística. O que se pode achar é a probabilidade de alguma amostra de pessoas ao acaso tenha QI médio abaixo de um certo valor estipulado, por exemplo, na suposição de que o QI médio da população seja 100, com desvio padrão de 15. Se você considerar a população como um todo, para a qual se considera que o valor médio de QI seja 100, com desvio padrão de 15 (os testes são construídos para ser assim), que o QI seja um índice adequado para medir a inteligência e que você chama de burro que tem QI abaixo de 90 (como se faz), supondo uma distribuição normal, então 74,86% da população não é burra, como se pode achar pela integral da função erro (curva normal reduzida), de -2/3 a infinito (-2/3 é o escore reduzido do IQ 90, isto é (90-100)/15).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário