sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Professor, quando o senhor tem duvidas, para quem o senhor recorre?

Agora, primeiro à internet, pelo Google e pela Wikipedia, especialmente em Inglês. Vejo vários sites para tomar um apanhado que me possa dar panorâmica. Depois em minha biblioteca, que é bem grande (6 mil volumes: 2 mil de Física e Matemática, 2 mil de Literatura e 2 mil do resto (Filosofia, História, Biologia, Química, Sociologia, Antropologia, Religião, Psicologia, Geografia, Música, Pintura e, especialmente, divulgação científica). Não tenho quase nada é de Direito, Administração, Economia, Publicidade e coisas assim. Tenho também mais de 10 mil revistas, além de partituras, gravuras, mais de 2 mil discos (especialmente música clássica) e mais de 500 vídeos. Não achando eu recorro a alguém que seja entendido no assunto. mas gosto de achar por mim mesmo. Assim o conhecimento fica mais solidificado, porque foi difícil de encontrar. Finalmente eu penso, reflito, raciocínio e tiro minhas próprias conclusões. Aliás, esta é a minha pedagogia: Fazer o aluno descobrir por si mesmo e dificultar o processo, para que ele tenha que rachar a cuca e suar a testa para descobrir. Mas, aí, ele aprende pra valer. Facilitar emburrece. Educar não é ensinar, é levar a aprender por si mesmo. Orientado, é claro. E, mais importante do que adquirir conhecimentos e habilidades é aprimorar a inteligência, a sensibilidade, a criatividade, a personalidade e o caráter. Educador é quem promove isso tudo, dando ao educando autonomia, perspicácia e crítica.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails