sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como surge o ego?

Para começar, há que se diferenciar "eu", "si", "ego" e a personalidade. O "Eu" é a instância mental que assume a consciência, isto é que sabe das coisas. "Si"(self) é a consciência de si mesmo que o "Eu" tem. O "ego" é o controle pessoal sobre o comportamento. A personalidade é o conjunto de características que distinguem cada pessoa das outras pessoas, isto é, seu "modo de ser". O "Eu" é formado junto com o sistema nervoso na gestação e se nasce com ele. O "Si" se forma aos poucos, desde a vida fetal até a adolescência, de forma mais acelerada na primeira infância, quando o sistema nervoso vai conhecendo-se a si mesmo e percebendo que se é distinto do resto do mundo. A percepção dessa dicotomia entre si mesmo e o resto é a auto-consciência, ou o "Si". O "ego" se forma desde a infância a partir da interação com o mundo, por meio de tentativas e erros e das respostas em termos de sucesso, insucesso, prazer ou dor. A personalidade se forma ao longo da vida toda e vai se modificando à medida que se aprende. A personalidade é composta de uma característica inata, que é o temperamento, bem como de aspectos adquiridos e moldados pela educação, como o caráter. Além disso, o psiquismo possui o "Id" que é a parte instintiva e o "superego" que é a censura do comportamento para adequá-lo ao convívio social. Pode-se dizer que o "id" é o desejo, o "ego" e o querer e o "superego" é a decisão. Bom... é o que entendo do assunto, mas não sou psicólogo. Se tiver algum que divirja, por favor, me corrija.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails