Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Comente: "Não existe o que chamamos de 'matéria', toda matéria surge e existe apenas em virtude de uma força...Temos de aceitar a existência de uma mente consciente e inteligente por trás dessa força. Essa Mente é a matriz de toda a 'matéria”.- Max Planck
Discordo. Max Planck foi um cientista notável, mas ainda imbuído do peso do legado cristão sobre a sociedade européia. Ele tem razão em dizer que não exista "matéria". Mas também não existe "força". Tudo o que existe são campos e interações, que se desenrolam no espaço e no tempo, onde ocorrem os eventos que eles participam e provocam. A Física é a ciência que estuda esse cenário fundamental da natureza. Tudo o mais daí decorre, até o amor e a política, por exemplo. Matéria são conglomerados de quantizações de campos fermiônicos e força é a intensidade das interações mediadas pelas quantizações bosônicas de campos. Todavia não é preciso nenhuma mente consciente e inteligente para colocar tudo isso em funcionamento. A natureza funciona por si mesma, principalmente ao acaso, sem ser regida por nada. Há, também, relação de causa e efeito, mas, na maior parte, não. As coincidências, em sua maioria, são o que estabelece a teia espaço-temporal dos eventos que fazem a história do Universo. Isso vale, também, para a vida de cada pessoa. Não temos que aceitar a existência de uma mente controladora. Ela é dispensável. Pode até ser que exista, mas não há como provar que sim e não é preciso que exista para tudo funcionar como funciona.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário