Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Eu vejo muito a expressão "provado matematicamente" por aí, mas o que significa isso de fato? Como se prova uma coisa matematicamente?
A matemática é uma espécie de lógica simbólica. Um fenômeno natural, social ou cultural pode ser modelado por grandezas que expressem quantitativamente os atributos das entidades envolvidas e equações que expressem as relações observadas entre esses atributos. Essas equações, em geral, são obtidas por indução, a partir da observação e experimentação, ou ainda, por métodos estatísticos. São as "Leis". Por meio das propriedades matemáticas das operações que aparecem nas equações (além das sete operações elementares, outras mais complexas, como derivação e integração, bem como as funções transcendentes (trigonométricas, exponenciais etc.)), podem-se deduzir outras relações delas derivadas, chamadas, em matemática, de "teoremas". Quando se diz que algo é provado matematicamente está se dizendo que é um teorema. Todavia, em ciência. nenhum teorema pode ser aceito só porque foi "provado matematicamente". É preciso se proceder a testes que validem, na prática, o resultado. Nem sempre isso ocorre. Quando não ocorre, ou não se procedeu corretamente á dedução (erro matemático), ou não se construiu adequadamente o modelo (erro científico). Há que se rever um ou outro, pois o que importa é como a realidade acontece e não como a ciência diz que acontece. O mais interessante é que, em geral, dá certo. Ou seja, uma dedução matemática leva a uma consequência que é verificada na prática. Isso é espantoso, pois não precisava ser assim, uma vez que a matemática é pura abstração. Tal fato leva alguns teóricos a supor que a matemática não seja tão abstrata assim, mas que reflita o modo como o Universo funciona.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário