Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 17 de março de 2014
Num mundo sem Deus, sem religiões, seria muito mais fácil um Cientista usar armas biológicas pra matar negros, palestinos e nordestinos, por que ninguém ia ter Compaixão. Concorda?
Claro que não! Porque não iria ter compaixão? O que tem a compaixão a ver com Deus? A compaixão é um sentimento humano advindo da empatia, ou seja, da capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que ele sente. A introdução da consideração de que tal atitude possa ser fator positivo na contabilidade do bem e do mal que se faz, com o fito de merecer o céu ou o inferno é algo a posteriori. A verdadeira compaixão não se prende a nenhuma recompensa, sequer a salvação da alma. O cultivo da virtude e a rejeição do vício são comportamentos valorosos por si mesmos, num contexto puramente humano, sem nenhuma referência a qualquer proposição de pretensas divindades. As religiões é que se apossaram da ética como integrante de seu ferramental de prescrições. A ética é puramente humana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário