sexta-feira, 11 de abril de 2014

Professor, você é licenciado também, certo? Suas aulas da parte de pedagogia lhes foram úteis pra ser um professor melhor? Estou tendo aulas na área, mas tenho achados as aulas muito "senso comum", e que elas pouco me acrescentam nesse sentido.

Quando estudei, considerei bem proveitosas as aulas de Psicologia Geral e Psicologia da Aprendizagem. Já a Estrutura e Funcionamento do Ensino, para mim, não precisava ser uma disciplina. Isso é coisa que se aprende com a prática, à medida que se necessita. E a Didática Geral, no caso, não foi muito bem dada. Mas isso não significa que não seja importante. Um bom aluno é capaz de dispensar o professor e aprender sozinho, desde que não se limite a um livro só. O "senso comum", apenas não é suficiente para orientar o professor em seus procedimentos didáticos. Pesquisas já foram feitas sobre a melhor maneira de se encaminhar o processo ensino-aprendizagem e um professor tem que saber fazer uso do que foi descoberto a respeito. A Didática Especial, no meu caso, foi dispensada, pois eu já lecionava e, então, minha experiência docente contou para as horas da disciplina. Não acho que isso seja uma boa coisa. Depois eu fui professor de Didática Especial de Física e não aceitei esse negócio. Eu dava aulas mesmo, sobre como abordar cada assunto para que fosse compreendido pelos alunos. Uma coisa importante, que não é vista no curso, é treinar a retórica, ou o traquejo para falar em público, bem como a dialética, ou a arte da argumentação (não a dialética hegeliana ou marxista), a lógica e a gramática, para saber escrever corretamente. Isso é importantíssimo para um professor de qualquer disciplina.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails