Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Professor, sobre a resposta da pergunta sobre a Luz e o Som de ontem. O som não tem massa, correto ? E algo para atingir a velocidade da luz, precisaria, também, não ter massa. O som pode, de algum mode, atingi-la ?
Som não tem massa porque não é substancial, isto é, não é uma "coisa" e sim uma "ocorrência", ou seja, um fenômeno. Mas esse fenômeno ocorre em um substrato material que possui massa e depende de propriedades desse substrato, como sua inércia e sua elasticidade. Não há como o som atingir a velocidade da luz. Esta, por sua vez, mesmo que seja, também, um fenômeno que se dá com algum conteúdo, esse conteúdo não é material e sim campos elétricos e magnéticos, que não possuem massa. Na interação das ondas eletromagnéticas com a matéria, quer na emissão, absorção, transmissão e reflexão, elas só o fazem em pacotes quânticos, que são os fótons. Na propagação, contudo, comportam-se como ondas contínuas. E carreiam energia e momentum, mesmo não tendo massa e nem carga, além de spin.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário