Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Você disse que '' Ninguém é superior nem inferior a ninguém. O que existem são funções diferentes para cada pessoa. '' Mas um general ele não é superior a por exemplo um sargento?
Como pessoa, tanto o general quanto um soldado têm a mesma estatura humana. Nenhum é superior ou inferior ao outro. Mas o general tem incumbências diferentes da do sargento. Todavia, o militarismo é um sistema que supõe a obediência a um comando. Não gosto disso e, portanto, esse é um dos motivos porque tenho aversão ao militarismo. Felizmente não prestei serviço militar, senão eu viveria preso, pois não obedeço a ordens que não concorde. Meu pai me educou assim e assim eduquei meus filhos e ele foi educado pelo pai dele. Nada de mando e obediência, mas apenas convencimento. E meu pai nunca me pediu para fazer nada que não fosse razoável e que eu não compreendesse que deveria ser feito. Do mesmo modo eu em relação a meus filhos. Essa noção de igualdade entre as pessoas está muito impregnada em minha visão de mundo, desde criança. Hierarquia e militarismo, para mim, são excrecências da humanidade. Não consigo conceber que haja necessidade de alguma guerra. A não ser que se precise se defender de alguma agressão. Mas tomar a iniciativa de agredir, para mim, é um absurdo. Do mesmo modo que cometer um crime. Não consigo conceber que alguém possa ter essa capacidade. Acho que se trata de uma patologia de caráter extremamente nociva. Mas sei que há quem assim o faça. Então que a sociedade tome providências drásticas, de modo que qualquer crime tenha consequências tão graves que a ideia de cometê-lo se torne apavorante. Ou seja, que um criminoso se sinta tão desprezível que queira se suicidar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário