terça-feira, 8 de setembro de 2015

Professor, por uma pessoa normal, mesmo estudando deliberadamente e com uma força de vontade descomunal não conseguiria superar um gênio, mesmo que esse estude bem menos que a dita pessoa? Gostaria de uma prova para esclarecer alguns amigos que acha que seja possível para alguém 'normal' superar.‎

Realmente a inteligência é mais eficaz do que o esforço. Minha experiência de mais de quatro décadas de magistério atesta claramente isso. Não tenho uma "prova", mas tenho minha percepção dos alunos. Claro que o esforço é capaz de superar muita deficiência. A questão é que a genialidade obtém resultados melhores ainda sem quase esforço nenhum. Isso é uma constatação fácil de se obter para quem lida com estudantes como eu que já tive mais de quatro mil alunos. Por isso é que acho que as pessoas mais bem dotadas de inteligência, que não têm mérito nenhum por isso, precisam se colocar a serviço da coletividade para ajudar os menos dotados a superarem suas deficiências e conseguirem obter um relativo sucesso acadêmico. Bem como ajudarem à comunidade com a doação de sua inteligência para o bem de todos e não só de si mesmo. Sem nenhuma gabolice.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails