Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
A existência de qualquer processo aleatório colocaria em cheque a própria existência de Deus, mas sabemos ser possível, por exemplo, programar um computador para gerar números aleatoriamente. Não posso prever o número que vem a seguir. É aleatório. Mas será que é aleatório para Deus?
Os números aleatórios gerados por computador não são realmente aleatórios, mas simulam uma aleatoriedade. A inexistência de aleatoriedades contrariaria a liberdade de escolha. São as incertezas quânticas que, em última análise, possibilitam a existência de alguma liberdade. A existência de um Deus que controlaria o funcionamento de tudo no Universo é equivalente ao mecanicismo newtoniano muito bem descrito por Laplace: « Une intelligence qui, à un instant donné, connaîtrait toutes les forces dont la nature est animée, la position respective des êtres qui la composent, si d’ailleurs elle était assez vaste pour soumettre ces données à l’analyse, embrasserait dans la même formule les mouvements des plus grands corps de l’univers, et ceux du plus léger atome. Rien ne serait incertain pour elle, et l’avenir comme le passé seraient présents à ses yeux. » A observação dos fatos do mundo mostra que um Deus com tal capacidade não pode existir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário