Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Você muitas vezes diz que a competição é um mal que deve ser acabado com a evolução da humanidade, eu lhe pergunto, você já procurou bases psicológicas/biológicas/evolutivas de que o cérebro humano em si, possa superar essa necessidade ou simplesmente joga os dados para um determinismo social?
O cérebro humano tem uma tendência competitiva mas a realização dessa competição vai depender das circunstâncias. Se o grupo não valorizar a vitória e se houver abundância de tudo o que se precisa, as pessoas não sentirão nenhum ímpeto para competir, já que isso não lhes propiciará, mesmo sendo vencedoras, situação de superioridade nenhuma. Então é possível se construir uma sociedade em que a colaboração substitua a competição e todos sejam beneficiados, ao invés de alguns. Isso pode ser conseguido por meio do processo educativo, conjugado com a melhoria das condições econômicas e sociais de todos. Isso não é jogar dados para um determinismo social e sim envidar esforços para se obter uma situação social muito melhor para todos. Inclusive se a educação primar pelo aprimoramento da inteligência, a conclusão de que a colaboração é melhor do que a competição seguirá "a fortiori".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário