Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de outubro de 2017
http://super.abril.com.br/historia/programado-para-crer O artigo "Programado para crer" da Revista Superinteressante contradiz a sua afirmação de que a fé é incutida na pessoa por seus cuidadores e afirma que "O cérebro nasce programado para acreditar em algum tipo de deus".Teve acesso 'a pesquisa?
São aspectos diferentes. A propensão natural à crença não estabelece a crença em quê. Isso é incutido pelos cuidadores, geralmente em consonância com a dominante na sociedade em que se nasce. Se não se incutir nenhuma, não se terá fé em nada, mesmo que se tenha a propensão a tê-la. Por outro lado, a cultura e a civilização, com a sua racionalidade, existem, justamente, para contrariar as propensões instintivas e pautar a conduta humana em termos de valores éticos e metafísicos. Isso, inclusive, é, justamente, a proposta dos grandes líderes religiosos, como Vyasa, Moisés, Zarathustra, Buda, Lao Tsé, Jesus, Maomé, Alan Kardec e outros. Como também é a proposta dos grandes filósofos, com Confúcio, Sócrates, Epicuro, Sêneca, Spinoza e, mesmo, Nietzsche, cada qual à sua moda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário