Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
As pessoas são essencialmente as mesmas, da idade das cavernas até hoje. O instinto da sobrevivência, que as fazem se tornar egoístas por disputarem os mesmos recurso. Recursos este que vão se tornando mais escassos, a medida que a densidade pop. aumenta. Não é questão de caráter, isso nunca vai mud
É uma questão de caráter sim. A civilização surgiu, exatamente, para contrariar os instintos egoístas e fazer as pessoas se tornarem altruístas para o bem geral. O egoísmo, mesmo que seja instintivo, tem que ser sobrepujado e quem não o consegue é porque não consegue desenvolver um bom caráter. E isso é fundamental que seja desenvolvido na escola. Muito mais importante do que estudar português e matemática. À medida que os bens escasseiam, há que se tomar duas medidas. Aumentá-los, para tal trabalhando mais em prol de todos e compartilhá-los, retendo uma porção menor para si, para que outros possam ter a sua parte. Isso é que é bom caráter. Isso é que é virtude. E virtude é o que tem que ser cultivado pelo processo educativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário