Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Todo preconceito é sinal de mau-caráter? Por que julgar deste modo, se inconscientemente erigimos julgamentos mentais precipitados, mesmo que nós não os diga? Como evitar completamente o preconceito? O preconceito não é subjetivo, visto que cada um terá uma acepção diferente da palavra?
É sim. Preconceito significa que a pessoa "pré-julga" uma outra como boa ou má em função de aspectos secundários, como a raça, a religião, a ideologia, a classe social, o gênero ou outro aspecto e não em razão das qualidades próprias da pessoa, de seu caráter, de sua personalidade, de sua competência. Quem age assim, independentemente de saber ou não o que venha a ser preconceito, é preconceituoso e isso é uma grave falha de caráter mesmo. Evitar ser preconceituoso é só uma questão de pensar sobre o assunto para ver como tal atitude é mesquinha e vil. É uma questão de não aceitar o modo de pensar dos outros sem refletir se é correto ou não. É uma questão de ter a ombridade de ir contra a opinião corrente do grupo em que se insere, se ela não é justa. Mesmo que isso redunde em prejuízo pessoal. Mas é o que se tem que fazer para se ser honrado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário