Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Locke visa mais a experiencia para adquirir o conhecimento,já Decartes fala que os sentimentos nos enganam e o conhecimento se dá apenas através da razão.Axo que sou Kant,que visa a experiencia mas a razão se sobressai mais na organização das ideias.Qual sua visão sobre isso mestre?
Kant, com o seu criticismo, acolheu o que havia de correto no racionalismo e no empirismo e fez a sua síntese, descartando as inconveniências. Também prefiro a sua abordagem. Todavia é preciso enriquecê-la com outras contribuições, especialmente do ceticismo de Russell. Mas não gosto da visão pragmatista e nem da positivista. Tenho certa simpatia pelo utilitarismo. Quanto à fenomenologia, em geral, concordo. Já não digo o mesmo em relação ao existencialismo. O que eu não gosto, em filosofia, é, justamente, essa existência de escolas. Penso que a filosofia deveria ser única, sem adjetivos e, a cada momento, possuir uma proposta acatada por toda a comunidade filosófica enquanto se mantiverem os pressupostos que a sustentam. Como acontece na física, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário