quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Penso que o compositor que mais se assemelha a Chopin, inclusive em talento, seja Schumann. Numa de suas obras denominada Carnaval. op.9 homenageou Chopin em uma das seções. A obra de Schumann para piano é extensa e linda. Compôs sinfonias, concertos, música de câmara,lieder, seis fugas para órgão.

Também gosto muito de Schumann. Aliás, mais do que Chopin. Há, de fato, semelhanças entre eles. Mas acho Schumann mais denso, mais profundo. Chopin, mesmo não sendo meramente um malabarista do piano, como Liszt às vezes é, é mais ligado à aparência do que ao conteúdo. Como também se pode dizer de Mozart. Aliás, vejo até mais similaridades entre Mozart e Chopin do que entre Schumann e Chopin. Acho que Schumann faz uma ponte entre o Beethoven das sonatas e Brahms, para mim o maior de todos os compositores. Quem eu acho muito ligado a Chopin é Debussy.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails