Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Ernesto, embora a mecânica clássica não seja válida para altas velocidades, a mecânica quântica tbm é válida para baixas velocidades ? Posso dizer que um móvel, então, que percorre 100km em 1h tem alta probabilidade de ter velocidade média 100km/h ? Não exatamente, mas alta probabilidade.
A validade da mecânica quântica não tem nada a ver com velocidades. O que acontece é que seus efeitos só são apreciáveis para sistemas de dimensões em torno das atômicas. A teoria da relatividade é que tem seus efeitos apreciáveis quando as velocidades são muito grandes. Mas ambas se aplicam, também, a sistemas de grandes dimensões (a quântica) e de baixas velocidades (a relatividade). Só que, nesses casos, não compensa aplicá-las, pois são extremamente muito mais complicadas e se pode obter o mesmo resultado usando as teorias clássicas para sistemas macroscópicos e baixas velocidades. De fato, contudo, os valores da velocidade, ou de qualquer outra grandeza, referente a algum sistema ou a alguma interação, são os valores quanticamente mais prováveis. Todavia, em sistemas macroscópicos, as incertezas são extremamente pequenas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário