quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Na sua opinião, qual o argumento mais forte contra a existência de deuses?

O fato da ciência ter sido capaz de explicar quase tudo em razão de processos puramente naturais. O que leva a considerar que, se algo não tem explicação natural é porque ela ainda não foi achada, mas existe. Então não se precisa supor a existência de deus nenhum para que o mundo exista e funcione. E se a existência de deuses é dispensável, porque supô-la?
Todavia há várias outras razões. Por exemplo, a existência do mal demostra, cabalmente que deuses, se existirem, são malvados. Então o conceito de um deus benevolente não corresponde a nada que exista.
O não atendimento da maior parte das orações mostra que, as que são atendidas, o são por mera coincidência. Logo, caso existam deuses, eles não são providentes, como se considera que os deuses da maior parte das religiões o sejam.
Considerar que seja preciso haver algum deus para dar conta da causa do surgimento do Universo não procede, primeiro porque o Universo poderia não ter tido surgimento, depois porque não é preciso que o surgimento tenha causa e, finalmente, mesmo que tenha, nada implica que tal causa seja o deus que as religiões concebem.
View more

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails