quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

já que movimento é relativo, para alguém fora da terra por exemplo, que me observe em movimento, a equação e=mc2 não é válida?

É válida em qualquer circunstância desde que se saiba que energia é essa. Ela é a energia total de um sistema em seu referencial próprio, isto é, naquele em que ele se encontra em repouso. Em outro referencial há que se adicionar a energia cinética e, se o sistema fizer parte de um sistema de sistemas que estejam sujeitos a alguma interação, as energias potenciais correspondentes a elas.
Esse assunto é muito bem desenvolvido nos capítulos 19 e 20 do livro "Física" de Marcelo Alonso e Edward Finn (que tem uma edição em português da Editora Escolar de Lisboa). A edição em português da Edgard Blücher é tradução da primeira edição americana que ainda utiliza o conceito de "massa relativística", atualmente abandonado.
Para quem queira entender mesmo de Física, eu recomendo esse livro, bem como o "Curso de Física de Berkeley, em cinco volumes" e o "Lições de Física de Feynman", em três volumes, estes traduzidos pela editora Bookman, do Brasil. O de Berkeley teve seus dois primeiros volumes traduzidos pela Edgard Blücher, mas estão esgotados. Todavia, os cinco existem em espanhol pela editora Reverté.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails