Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Me ajuda! Meu ceticismo é tão grande que tenho medo de não conseguir evoluir minhas ideias em assuntos importantes, pois tenho medo de estar refletindo e estar indo numa conclusão totalmente oposta da verdade. Ou seja, melhor duvidar de tudo do que tentar entender a fundo os assuntos pertinentes.
Isso é bom. Sou assim também. Duvido de quase tudo. Mas uso a dúvida para buscar a verdade. Só que nunca estou certo de a ter encontrado. Todavia aceito o que me parece o mais provavelmente verdadeiro, sempre provisoriamente. Não faço questão de ter certezas. Sei que, em geral, são impossíveis. Mas ajo sem ter certeza, com base em minhas convicções do que seja certo, mesmo considerando que possa estar enganado. Sempre acho que estou certo porque, quando vir que não, por minha conta ou porque alguém me mostre, mudo e passo a considerar o que fiquei convencido. Não tenho a menor dificuldade em "dar o braço a torcer". Todavia, minhas convicções advém de reflexões e críticas com base em bastante estudo e reflexão. Portanto não é fácil me convencer de estar errado. Mas não impossível, desde que sejam me apresentados argumentos fortes. Mas não argumentos do tipo "você tem que mudar senão vai ser prejudicado". Se o que vejo que é verdade me prejudica, eu considero que mereço ser prejudicado mesmo. Mesmo que seja ir para a cadeia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário