Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Pra você, onde está a beleza das equações físicas/matemática? Na simplicidade de uma E = mc2 ou numa complexidade das equações de Maxwell ?
Nem a simplicidade nem a complexidade são critérios de beleza. O critério é o fato da equação expressar um comportamento real da natureza. A beleza reside em que a mente humana seja capaz de elaborar um modelo matemático que descreva e preveja o comportamento da natureza. Pois essa se comporta por conta própria, seja ou não descrita por algum modelo científico. Elaborar uma teoria que confira com o que, de fato, acontece, é que constitui a beleza da ciência. Seja simples ou complexa. O ideal é que, podendo ser simples, que o seja. Mas não que se force a ser simples se a simplicidade não der conta de descrever corretamente o fenômeno. É preciso encarar a complexidade e dominá-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário