Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
O Conhecimento é libertador em qualquer fase da vida ou depois de uma certa idade tornar-se impossível mostrar luz para um alguém que sempre ficou no escuro da caverna? Se não for possível libertar certas mentes "enferrujadas", como agir com a ignorância delas que querendo ou não podem nos afetar?
Impossível nunca é. Mas há casos muito difíceis. Só que não é uma questão de idade e sim de concepções mentais. Há quem, mesmo não velho, tenha cristalizado suas concepções de uma forma que seja quase impossível demovê-las. Outros, mesmo velhos, têm a mente aberta para novas considerações e são capazes de mudar as concepções. O que se tem que fazer é sempre insistir, de forma educada, com argumentos bem consistentes, que sejam capazes de demover as pessoas de suas convicções equivocadas, inclusive por demonstrar como são até, ridículas. Mas sem zombar das pessoas, o que provoca uma resistência maior à mudança. Demover alguém de ser cristão, por exemplo, em muitos casos, é bem difícil. Ou de ser machista. Ou de ser direitista. Ou de ser conservador e tradicionalista. Inclusive porque, em geral, essas pessoas têm uma concepção totalmente errada do que seja ser ateu, feminista, esquerdista ou progressista. Outra concepção difícil de ser removida é a criacionista. Principalmente porque a maioria não tem uma visão científica da realidade, conferindo crédito às versões mitológicas da origem do mundo e da vida que as religiões apresentam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário