Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Porque a poesia e a música são artes cujo objeto se desenvolve no tempo e não no espaço? (Segundo você diz na introdução artigo Considerações Sobre o Tempo)
Porque a apreciação se faz de modo sequencial, cada parte da obra sendo percebida após a anterior, à medida que o tempo passa. Isso também é o que ocorre na prosa. As artes plásticas, por sua vez, não possuem caráter sequencial de percepção. Podem ser capturadas pela observação simultaneamente em sua totalidade ou, mesmo que por partes, sem que exista uma sequência a obedecer, sem a qual a obra não tenha sentido. Tente ler um poema captando, ao acaso, palavras colocadas em qualquer lugar e em qualquer sequência. Do mesmo modo, ouvir uma música com seus trechos apresentados em ordem embaralhada. Mesmo que o resultado possa fazer algum sentido musical ou poético, eles continuam sendo apreciados ao longo do tempo. Uma leitura de texto impresso ou de partitura musical só se revelam como mensagem de alguma arte, se se considera a ordenação temporal de suas partes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário