Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
Professor, a troca de calor por meio de condução envolve inúmeros trabalhos microscópicos por meio das moléculas, que colidem, transmitindo fótons? Mas e no caso de uma colisão, como que há energia cinética transmutada em térmica, em termos de vibração atômica e translação molecular?
Sim. Se uma molécula se agita, varia sua distância em relação às vizinhas. Isso provoca alterações no campo elétrico entre elas. As alterações de campo elétrico são propagadas por fótons (não necessariamente de luz visível). Então a propagação do calor por condução é, sim, feita por meio de fótons dentro do material que são absorvidos e emitidos pelas moléculas, íons ou átomos que o constituem. No caso de uma colisão, o que acontece, também é uma repulsão elétrica entre os átomos superficiais dos corpos que colidem, repulsão essa que comprime os átomos dentro de cada corpo e os desloca de suas posições originais, provocando movimento caótico deles que significa aumento da temperatura, que é transferido para o resto dos sistemas do mesmo modo que pelo aquecimento, isto é, por fótons internos. O mesmo se dá no caso do atrito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário