Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
O que acha da quarta revolução industrial. E de que forma o desemprego tecnológico afeta a causa anarquista? Ajuda ou atrapalha ? http://motherboard.vice.com/pt_br/read/bem-vindos-a-quarta-revolucao-industrial
Acho que ajuda. Porque um dos objetivos anarquistas é a abolição, justamente, do emprego, isto é, da renda auferida por meio de salários. Havendo menos empregos as pessoas vão ter que ganhar dinheiro (enquanto ele houver) por meio de atividades autônomas. Isso é mais anárquico. O ideal é que o emprego seja totalmente extinto, juntamente com o salário. Todo mundo passa a ser produtor e prestador de serviço autônomo. No caso de grandes empresas, seus trabalhadores deixam de ser empregados e se tornam sócios. E seus proprietários compartilham o capital com os trabalhadores de se tornam um deles também, a propriedade ficando compartilhada por todos os que nela trabalham. Para isso é que os anarquistas precisam entrar para a política e conseguir fazer leis que, gradualmente, transfiram a posse das empresas para seus trabalhadores. Isso seria uma primeira etapa, a ser cumprida em um ou dois séculos. Depois viria a etapa da abolição da propriedade e do dinheiro. E, finalmente, dos governos e dos estados soberanos, com a extinção de todas as fronteiras no mundo. Passaremos a ser, apenas, terráqueos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário