quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O cérebro consegue armazenar uma hora de estudo de programação, uma hora de estudo de algum idioma e mais três horas de estudo de disciplinas como Matemática, Física e Biologia?

Sim, se esse estudo for feito de modo interativo, isto é, não apenas com a assimilação, mas com a busca de justificativas, de consequências, de contestações. Essas três horas precisam ser divididas em três grupos de uma hora, com um intervalo de descanso. Depois, para o aprendizado ser eficaz, é preciso que os mesmos assuntos sejam abordados, no mesmo dia, antes que se durma, em outro momento, com um intervalo maior em relação ao primeiro momento (um pela manhã e outro pela tarde ou à noite). Isso faz com que o cérebro confira relevância ao conteúdo e o transfira da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa duração, no córtex pré-frontal, durante o sono. Essa segunda visita pode ser de apenas um terço ou metade de uma hora. Se não se tem disponibilidade de tempo para se fazer essa revisita, então que se dedique a menos temas a cada dia, de modo que essa revisita seja feita. Isso é importantíssimo para o aprendizado. No caso de estudantes que assistam aulas, essa revisita é o momento de se fazer as tarefas, que não podem deixar de serem feitas, mesmo que o professor não as passe. A cada tempo de aula, um tempo de tarefa, no mesmo dia, antes que se durma. Isso é essencial. Se se estudar à noite, faça a tarefa de madrugada e durma de manhã ou à tarde.

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