Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Professor, o que torna um material transparente? Digo assim, porque o vidro é transparente, por exemplo, mas o metal não? O que acontece a nível sub atômico? Não sei se ficou claro.
A condutividade elétrica, no caso de sólidos. A presença de nuvem de elétrons nos metais, independente da estrutura cristalina dos íons, que se comporta como um gás condutor, ao interagir com o campo elétrico da luz o absorve e o reflete. Nos sólidos covalentes isso não acontece e a luz, ao ser absorvida, o é por cada átomo, que, então, decai e, pela conservação do momento linear, emite fótons no sentido do qual a luz era proveniente, além do refletido. No caso de líquidos e gases, independentemente de serem isolantes ou condutores, as ligações intermoleculares são mais fracas impedindo a opacidade. Isso pode ser estudado em livros de eletromagnetismo e ótica de nível superior no capítulo de "condições de contorno para a solução das equações de Maxwell". Um típico é o Griffits ou o Reitz & Milford. No caso das tintas, mesmo elas sendo covalentes, são opacas por serem uma mistura heterogênea de microcristais transparentes em um solvente transparente que se solidifica. Então, por meio das reflexões internas totais nos microcristais, a luz é refletida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário