Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 15 de março de 2018
Ernesto, dá para se compreender o livro Curso de Física Básica (M. Nussenzveig) tendo estudado a Física do Ensino Médio pelo Fisica Conceitual (Paul Hewitt) ?
Não. Apesar do Hewitt ser um ótimo livro, que complementa a falha conceitual da maioria dos outros, o aspecto conceitual, apenas, não é suficiente. Ele é necessário, sem poder ser dispensado, mas tem que ser acompanhado do aspecto operacional, isto é, das fórmulas, de suas deduções, de exercícios de aplicação delas e problemas que as usem para solucionar. Só que não se pode focar nas fórmulas e deixar os conceitos de lado. Tem que haver dos dois. As fórmulas do Hewitt são elementares. Física não dispensa a Matemática. Há dois tipos de erro ao se estudar Física. O primeiro é focar nas fórmulas e nos problemas que as usam, não analisando os conceitos. O segundo é focar nos conceitos apenas, deixando as fórmulas de lado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário