Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 9 de abril de 2018
Chegará um dia que o universo irá sumir? Tipo se degradar, como acontece com toda a matéria? Ou isso seria impossível? E em caso afirmativo, o que surgiria no lugar?
A possibilidade de sumiço do Universo em razão de uma flutuação quântica do vácuo não é descartada. Nesse caso não ficaria nada no lugar, inclusive porque não haveria mais "lugar", já que o espaço, que é o conjunto dos lugares, faz parte do Universo e deixaria de existir se ele sumisse. Todavia nenhuma das hipóteses de evolução futura do Universo, sem esse sumiço, consideram a sua extinção. No caso do Big Crunch, ele se expandiria até um máximo e, então, voltaria a se contrair até um mínimo. Daí ele voltaria a se expandir e isso se repetiria indefinidamente. Mas isso parece que não é o que vai acontecer. No caso do Big Rip, a expansão seria sem fim, o Universo se tornando cada vez mais rarefeito, chegando, até, a haver a desquantização de todas as partículas. Mas o Universo não acabaria nunca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário