Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 15 de abril de 2018
Para você, qual o propósito do debate intelectual? Por que algumas pessoas na juventude de hoje acham que um debate é um ringue de luta para provar quem é que sabe mais que o outro? Tem gente que debate mais por vaidade do que pela aquisição do conhecimento e experiência.
Todo debate, quando levado a sério, tem a exclusiva finalidade de fazer aflorar a verdade a respeito do que se discute. Por isso todo debatedor tem que ter a humildade de reconhecer a derrota, inclusive com grande alegria, por, então, ter-se revelado a verdade e o seu próprio equívoco, fazendo com que ele, então, passe a considerar a verdade em relação ao que se discute. Se se está convencido de que se seja possuidor da verdade, deve-se fazer uso de todos os recursos argumentativos, fenomenológicos, lógicos, ontológicos, epistemológicos, dialéticos para se tentar provar ou evidenciar a verdade que se acha ser possuidor. Mas nunca argumentos erísticos, falaciosos ou sofismas, o que revela um requinte de má fé. Pode acontecer de que o contendor seja leal e reconheça seu erro, no caso da verdade estar conosco. Caso contrário temos que reconhecer nosso erro. Jamais se pode, por teimosia, tendo concluído que se encontra em erro, persistir em sua defesa. Todavia pode ocorrer que algum contendor não aceite sua derrota e insista em defender seu erro. Nesse caso o que resta a fazer é desistir do debate, deixando claro que o faz não por teimosia em permanecer no erro mas por teimosia do oponente. Todo debate requer dos debatedores grande entendimento do tema, grande habilidade retórica, lógica e dialética e, principalmente, grande honestidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário