Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 15 de maio de 2018
Conhecimento verdadeiro é somente conhecimento verdadeiro. Portanto, a verdade absoluta é proveniente desse conhecimento? O ciclo da água e seus estados demonstram uma verdade absoluta, assim como um triângulo, que sempre vai ter três lados. O que pensa Ernesto?
Você está confundindo as coisas. Dizer que um triangulo tem três lados não é afirmar uma proposição verdadeira, mas apenas aplicar uma definição. Como eu dizer que velocidade é a razão da distância percorrida pelo tempo para percorrê-la. Não é o caso de indagar se isso é uma verdade, pois é a definição de velocidade. Definição não é um juízo (segundo Kant seria um "juízo analítico", mas não acho essa classificação de utilidade, inclusive porque não existe o seu "juízo sintético a priori"), é só uma convenção arbitrária de se dar um nome a algo. Portanto não admite ser a ela aplicado a qualificação de verdadeira ou falsa. Já um conhecimento é uma afirmação, isto é, um juízo (sintético, segundo Kant), a respeito de relações entre representantes de categorias (seres, relações, valores etc) que é passível de verificação fática e, portanto, de sofrer atribuição de valor verdadeiro ou falso. Se essas proposições, que pretendem representar conhecimento, sagram-se vencedoras de todos os testes de verificação a que são submetidas, pelo cotejo de suas assertivas com a realidade dos fatos, então passam a ser consideradas verdades, sempre provisoriamente, até que algo venha a mostrar que estejam erradas. Note que pode ser que alguma delas já seja uma verdade absoluta. Todavia não há como saber, pois nunca se fez todos os testes possíveis de todas as hipóteses. Assim elas são consideradas, simplesmente, verdades. O ciclo da água é um fenômeno natural que tem sua explicação científica que é considerada verdadeira face aos conhecimentos disponíveis. Mas não se pode dizer que é absoluta, pois não conhecemos o que acontece com a água em todos os lugares do Universo. Em suma, jamais se pode dizer que alguma verdade seja absoluta. O que se tem de mais próximo disso é uma verdade "objetiva", isto é, que tenha sido verificada em muitas circunstâncias, por muitas pessoas e mantém o seu estatuto veritativo positivo em todos os casos. Mas pode ser que venha a surgir um caso em que o perca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário