Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 15 de maio de 2018
Divulgando livro de Mecânica Quântica Básica: http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/Mecanica_quantica_basica_Novaes-Studart.pdf Por: Marcel Novaes e Nelson Studart
Obrigado pela indicação. Vou até pedir. Sou um entusiasmado pelo Ensino de Física Moderna na Educação Básica, tanto no nível fundamental quanto no médio. Já participei de muitas reuniões de professores sobre o assunto, nos anos 60, 70 e 80, na UFMG, na USP, na UFV, na UFJF. Já lecionei os "Tópicos Avançados" do PSSC vários anos na EPCAR. Mas encontro uma grande resistência dos diretores das escolas em lecionar algo que não cai nos vestibulares e no ENEM. Uma lástima. Em compensação fica-se ensinando associação de resistores e capacitores, equilíbrio de barras, calorimetria e vários tópicos que não acrescentam nenhuma compreensão do funcionamento do mundo, mas propiciam a feitura de muitas questões de exame. Depois, essa mania de fazer a terceira série revisional atrapalha o ensino mais aprofundado dos conteúdos. Na EPCAR todo o segundo semestre da terceira série era dedicado ao estudo de Física Moderna. Se estudava cinemática e dinâmica relativística (especial), Física Quântica, Física Atômica, Física Molecular, Física do Estado Sólido, Física Estatística e Conservação do Momento Angular. Fora que o resto todo do curso era dado pelo PSSC, o melhor programa de ensino de Física em nível colegial que já vi. E nós assistíamos todos os filmes, dublados por nós mesmos e fazíamos todos os experimentos com um kit para cada dois alunos, eles mesmos trabalhando e não só assistindo. Assim é que seria uma beleza se pudesse ser feito em todas as escolas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário