Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 13 de maio de 2018
Um mestrado e doutorado em grandes universidades supre uma graduação em uma faculdade ruim para quem quer área acadêmica/pesquisa? Digo em relação ao currículo e oportunidades para a área de exatas no geral.
Depende da pessoa. Eu fiz licenciatura em Matemática em uma faculdade particular (UNIPAC) e depois complementei o bacharelado, sem ter concluído em uma federal (UFV) e, então, fiz um nivelamento para o bacharelado em Física em uma federal também (UFMG) para poder fazer o mestrado em Física no CBPF. O que pude perceber é que tudo depende muito mais da capacidade, empenho e inteligência do próprio aluno do que da instituição em que estuda. Se você é uma menina que mete a cara com muita disposição para estudar e não se contenta com um livro só, além de ser uma pessoa que enche o professor de perguntas até ter entendido tudo tintim por tintim, você vai para a frente em qualquer lugar. Não pode ter o menor receio de pagar mico. Aliás vai ter que pagar um montão e aturar a zoação dos colegas sem se perturbar. Porque tem muito colega que não quer saber de aprender e fica criando caso com quem, de fato, quer saber e vai fundo na matéria. Essas pessoas são tão medíocres que não valem uma gota de sua preocupação. E se você, na pós-graduação, se envolver com os pesquisadores, participar de projetos, a princípio sem nenhum vínculo, depois como bolsista. Se conseguir ser monitora de matérias da graduação e se tirar notas muito boas nas avaliações, você vai ser uma aluna respeitada e admirada no curso e vai ser convidada para muita coisa e, certamente, vai ser aceita para o doutorado e o pós-doutorado e, inclusive, para concursos de pesquisadora e professora e os vencerá. Tem que enfronhar com os grupos de pesquisa para publicar trabalhos. É assim que se consegue fazer carreira acadêmica. Mas dá muito trabalho. Tem-se que gostar muito do assunto. Em verdade, ser fissurada por ele. Tem que estar com ele na cabeça o tempo todo, conversar sobre ele com todo mundo, ter brilho nos olhos quando fala sobre ele, gostar mais do assunto que estuda do que do namorado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário