terça-feira, 14 de agosto de 2018

Desde o filósofo grego Parmênides e, de certo modo, até mesmo antes dele, é q a interpretação "materialista" do universo passou a ganhar corpo. Newton e outros intensificaram esse paradigma. O que lhe pergunto é: No nível mais profundo, o universo é constituído de matéria ou de algo imaterial ?

>continuação da pergunta< O intencionando perguntar é : No seu nível mais profundo e, utilizando palavras emprestadas da filosofia, a essência do universo é "concreta" ou "abstrata" ?
O conteúdo substancial do Universo, inclusive de que é feito a matéria e a radiação, são os campos. Mas campo é uma entidade física. E é "concreto" e não abstrato. Todavia é preciso entender que o Universo não é feito de conteúdo substancial estático que, por acaso, experimenta mudanças em seu estado. Essas mudanças, isto é, os processos, são constituintes essenciais do Universo. Ele só existe em processo. Daí se considerar o espaço e o tempo como constituintes de uma única entidade, que não é apriorística e sim decorrente da existência do conteúdo e de suas alterações de estado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails