sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ernesto, já ouvi falar que antigamente as pessoas estudavam física sem se preocupar com os exercícios. Como se processa esse método? Como fixar os conceitos na cabeça, sem pratica-los excessivamente com exercícios?

O que eu não entendo é como se pode fazer exercícios e resolver problemas sem ter os conceitos bem fixados antes. Sempre que estudei, considerei os exercícios e problemas como uma aplicação decorrente do conhecimento, do entendimento e da compreensão completos e cabais da teoria. O mais importante é a teoria, os conceitos, as definições, a delimitação da aplicabilidade das leis e dos teoremas. Isso tudo tem que ser assimilado ANTES de se tentar fazer qualquer exercício ou resolver qualquer problema. Com se faz? Simplesmente estudando a matéria conceitualmente, como se estuda Filosofia, por exemplo. E acompanhando muito bem as deduções de fórmulas de modo a poder reproduzi-las sem consulta. Física tem que ser estudada assim, Como se estuda Biologia. Com a diferença de que, depois, também tem a parte de exercícios e problemas (que são coisas diferentes). E mais: É importante que eles sejam resolvidos, sempre, primeiramente de forma puramente literal para, só no fim, serem substituídos os valores numéricos e feitas as contas. Sempre considerando os algarismo significativos e as unidades. E que se treine, também, a deduzir novas fórmulas, não apresentadas na exposição da matéria, para que o aluno treine o processo de dedução, que é mais importante que as aplicações. Da mesma forma que se tem que saber como se induz uma lei a partir de constatações empíricas. Para isso é preciso haver aulas práticas de laboratório nas quais, antes de se ver a teoria a respeito, os alunos obtenham as relações empíricas, que são as leis da Física (que não são deduzidas e sim induzidas).

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