Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Meu professor falou que vidro é um líquido e que o escoamento da água em hemisférios diferentes são em sentidos diferentes. isso está certo?
Em certo sentido sim, o vidro é um líquido de altíssima viscosidade, pois não apresenta estrutura cristalina, de modo que suas moléculas podem escorrer umas sobre as outras. Tanto é que o vidro não tem um ponto de fusão. Ao ser aquecido ele vai amolecendo aos poucos. Um sólido cristalino passa direto para o estado líquido em uma temperatura de fusão bem definida para cada pressão. Todavia, em outros aspectos, o vidro é sólido, pois apresenta tenacidade e dureza, bem como se quebra sob tensão. Quanto ao escoamento, ele deve estar se referindo ao sentido da rotação de escoamento em um ralo de pia, por exemplo. De fato, como no caso dos furacões, o sentido da rotação deveria ser oposto em cada hemisfério, o que depende da "força de Coriolis". Todavia o volume de água que escoa em uma pia é pequeno para que isso seja perceptivel sendo o sentido da rotação do escoamento determinado pelas irregularidades da pia que provocam atritos maiores em lugares diferentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário