terça-feira, 14 de agosto de 2018

O que acha da dificuldade das provas?Devem ser dificeis para desafiar o aluno?Fáceis para estimulá-lo?

Uma prova bem construída deve ter um quarto de questões fáceis, metade de questões medianas e um quarto de questões difíceis. Além do mais elas devem se distribuir por todo o conteúdo exigido e avaliar as várias competências objeto do processo de ensino-aprendizagem, como conhecimento, entendimento, compreensão, análise, síntese, dedução, comentário, crítica, aplicação e o que mais tiver sido considerado. Para que a prova seja bem elaborada o professor, antes de fazer as questões (que devem ser da própria lavra dele e não copiadas de livros) tem que fazer uma matriz cúbica, com linhas, colunas e fileiras que considerem esses três aspectos (dificuldade, assunto e objetivo), na qual seja colocado, em cada célula, o número de questões a se pedir para cada um. Então se inicia a confecção das questões. Acho que toda prova deve ser com consulta a livros e apontamentos (mas não a colegas), bem como com a permissão do uso de calculadoras, se for de matéria que envolva algum cálculo. As questões discursivas (abertas) têm que ser respondidas com comentários, mesmo que sejam problemas algébricos ou numéricos. Um bom tipo de questão é a que pede para o aluno explicar um tópico, como se estivesse escrevendo uma apostila para alguém aprender o assunto.

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