Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 4 de novembro de 2018
diferença de acaso, aleatoriedade e indeterminismo? o lançamendo de um dado é algo que pode causar diferentes efeitos? dê exemplo de uma causa que pode causar diferentes efeitos?
Aleatoriedade é o fato de algum evento ocorrer por acaso, isto é, sem ser efeito de alguma causa. Indeterminismo é o fato da uma causa, nas mesmas circunstâncias, poder provocar efeitos diferentes. A causalidade e o determinismo parecem ser a regra da natureza porque os eventos macroscópicos assim o são. Todavia, em nível molecular, atômico e sub-atômico, nem sempre é o que acontece, daí causalidade e determinismo não poderem ser consideradas necessidades e sim características possíveis, mas nem sempre presentes nas ocorrências. O caso do lançamento de dados, mesmo sendo uma ocorrência macroscópica, não se dá em razão do indeterminismo essencial da natureza mas pelo fato de ser um evento extremamente complexo, sobre o qual não se tem informação nem controle dos fatores intervenientes que levam, de forma causal e não casual, a se apresentar uma ou outra face para cima. Se todos os fatores fossem conhecidos, se poderia prever a face que apareceria para cima. Incausalidade essencial se dá, por exemplo, no decaimento radioativo, na emissão de fótons por átomos excitados ou na formação de pares de partícula e antipartícula, a partir do campo do vácuo. O indeterminismo essencial se dá, por exemplo, na absorção de um fóton por um átomo que, dependendo da energia do fóton, pode fazer o átomo passar para diferentes estados excitados, sem que seja possível determinar qual vai ser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário