Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 4 de novembro de 2018
Porque quem não fez astronomia não pode se denominar astrônomo, mas quem não fez filosofia pode se denominar filósofo? O senhor acha isso coerente?
Uma pessoa pode ser astrônoma sem ter cursado astronomia sim. Do mesmo modo que física, química, bióloga, filósofa, socióloga, historiadora, geógrafa ou qualquer outra atividade acadêmica. O que não pode é ser médica, por exemplo, porque tal atividade envolve responsabilidade civil. Um cientista não é (nem pode ser) processado por apresentar uma proposta de teoria que, depois, se verifica ser incorreta. Em qualquer área. E muitos cientistas das diversas áreas o foram sem ter a formação específica delas. Muitas descobertas da Física e da Biologia, por exemplo, foram feita por engenheiros e médicos e não por físicos ou biólogos. Ou mesmo por pessoas sem curso superior. Nietzsche, por exemplo, um grande filósofo, era formado em filologia e não filosofia. Wittgenstein era engenheiro. Joule era matemático. Alfred Meyer era médico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário