Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Tenho um aluno de 11 anos excelente em matemática, suas notas sempre são 10, mas uma coisa me intrigou ano passado: ele acertou apenas 2 questões da OBMEP. Existem crianças que mesmo apresentando, em sala de aula, excepcionais habilidades, não sejam superdotadas?
Sim. Tirar boas notas não indica superdotação. Ainda mais que, em geral, o nível do que se ensina nas escolas e se exige nas avaliações é muito mais baixo do que se cobra nas olimpíadas científicas e matemáticas. Por outro lado, superdotados podem, até, não tirar notas altas, porque não se interessam pelos conteúdos fáceis e se dedicam a outros mais difíceis e desafiantes. Para os alunos que pretendam participar de olimpíadas as escolas precisam oferecer aulas extras (e não poucas) para que os professores trabalhem com eles assuntos mais desafiantes ou os mesmos assuntos em nível mais elevado. O problema é que tem professor que, ele mesmo, não acerta muitas questões de olimpíadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário