Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Olá, professor! Em sua opinião, por que o Brasil nunca ganhou um prêmio Nobel? Você não acha que os trabalhos dos médicos Carlos Chagas, Vital Brasil, Sérgio Henrique Ferreira e do físico César Lattes valeriam um Nobel?
Porque o Brasil não tem uma massa crítica de cientistas, inclusive atuando maciçamente nas melhores instituições do mundo, como é o caso da Índia. Um grande volume de cientistas faria com que eles fossem conhecidos e, sendo excelentes, respeitados por seus pares, o que faria com que contribuições de cientistas brasileiros fossem tidas em mais alta conta do que são. E isso não acontece porque o governo não investe maciçamente em educação e em ciência, como em outros países. Estou dizendo um investimento muito maior do que o atual. Pelo menos umas cinco vezes maior. Muito mesmo. E porque as estúpidas leis trabalhistas não permitem que se contratem sumidades internacionais para desenvolver pesquisas aqui por salários bem atraentes e diferenciados. Mesmo os cientistas brasileiros ganham todos o mesmo salário nas Universidades e Institutos de Pesquisa, independentemente do valor de suas contribuições para a construção do conhecimento. Assim eles acabam indo para o exterior, como o fez a Suzana Herculano-Houzel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário