Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Professor, é correto afirmar que um ramo da filosofia são diferentes em diferentes momentos históricos, por exemplo, por uma conceituação diferente dele por um autor ou por uma análise que fez alguns pontos serem abandonados e outros entrarem?
Os conceitos mudam com o tempo e, inclusive, podem haver vários divergentes ao mesmo tempo. Muitos filósofos, ao longo da história da Filosofia, propuseram concepções inovadores bem diferentes das então vigentes. Suas propostas são aceitas por parte de comunidade de filósofos e rejeitadas por outra parte. A Filosofia é assim mesmo. Não é como a Física, a Química e a Biologia, por exemplo, que admitem um "corte epistemológico", isto é, um conjunto de suposições aceita pela comunidade como o padrão vigente em dado momento, que pode ser substituído, mas que prevalece até que as propostas discordantes se sagrem vencedoras da disputa em razão de sua maior adequação com a realidade. Isso deveria ocorrer, também, com a Filosofia, bem como com outras ciências, como a Economia, a Sociologia, a Psicologia e algumas mais. Todavia, infelizmente, não acontece com elas, o que as enfraquece, justamente pela existência de "Escolas de Pensamento" concomitantes, todas considerando ser a verdadeira. Na Física, Química e Biologia também existem propostas alternativas aos paradigmas vigentes, mas elas não se arvoram como verdades até que sejam alçadas (ou não) a esse estatuto pela comunidade toda, face a seu sucesso explanativo, exaustivamente conferido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário