Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Professor, no seu ver, o que é mais importante para quem pretende ensinar, em relação ao conteúdo? Seria a capacidade de explicar coisas complexas de forma simples?
Para começar é preciso ser bem claro e lógico, isto é, explanar o conteúdo de uma forma compreensível, com tudo muito bem conceituado e definido sem a menor ambiguidade e possibilidade de confusão. Depois, no desenvolvimento dos raciocínios que levem a conclusões, eles têm que ser muito bem conduzidos, de modo que toda a lógica subjacente fique perfeitamente entendida e compreendida. Não se pode, contudo, procurar simplificar o que for complexo. O que for complexo tem que ser visto com toda a sua complexidade. Mas é preciso que essa complexidade seja perfeitamente destrinchada, de modo que se entenda, tintim por tintim, cada aspecto e como ele se relaciona com o resto. Talvez seja isso que você esteja querendo dizer com explicar coisas complexas de forma simples. Não é dizer que o complexo seja simples, porque não é. E tem que ser entendido com toda a complexidade que possui. Mas a complexidade tem que ser analisada em todas as suas partes e, depois, sintetizada. Para tal o professor tem que ter um domínio pleno, amplo e profundo de tudo o que ensina. De modo a poder esclarecer todas as dúvidas sem hesitação e de modo bem claro, lógico e nítido. Mostrando o que seja empírico e o que seja fruto de raciocínio e, então, deslindar o raciocínio, em todos os seus passos, com comentários. Isso é entender do assunto e é o que todo professor precisa dominar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário