Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 27 de janeiro de 2019
Professor, tudo bem? Gostaria de saber por que o vetor campo eletrico num ponto P, devido a carga positiva, sempre tem sentido de afastamento em relação a ela, enquanto o vetor campo eletrico, devido a uma caraga negativa, sempre tem sentido de aprox. em relação a ela, independement da cargadeprova?
Considere uma carga positiva agindo sobre uma carga de prova positiva. A força será de repulsão. O campo elétrico da carga no lugar em que está a carga de prova será a razão desta força para a carga de prova que, sendo positiva, dará um vetor de mesma orientação, isto é, divergindo da carga que cria o campo. Agora considere que a carga continue positiva mas a carga de prova seja negativa. Então a força será de atração. O campo, contudo, devido à carga, no lugar em que está a carga de prova, será a razão desta força pela carga de prova. Como ela agora é negativa, o vetor campo terá sentido oposto ao vetor força e será, portanto, novamente, divergente da carga que cria o campo. Se a carga que cria o campo for negativa e a carga de prova positiva, a força será de atração e, quando se dividir essa força pela carga de prova, positiva, o sentido do campo será o mesmo da força, isto é, convergindo para a carga que o cria. Se a carga que cria o campo for negativa e a de prova negativa, a força será de repulsão, mas o campo, que é a razão da força pela carga que a sente, terá sentido oposto à força, pois a carga que sofre é negativa. O campo pois, criado pela carga negativa, será voltado para ela. Então o campo criado por cargas positivas sempre diverge delas e o criando por cargas negativas sempre converge para elas, independentemente do sinal da carga de prova que se use para testá-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário