terça-feira, 19 de outubro de 2010

E o que é ser pandeísta para você?

O pandeísmo pretende conciliar um Universo que foi criado por um Deus e começou a existir num dado momento com o fato de Deus ser o próprio Universo. Assim, pelo pandeísmo, Deus existia como entidade extrínseca ao Universo e o criou como uma transformação de si mesmo em tudo o que existe. Pelo panteísmo o Universo sempre existiu, sempre foi Deus e Deus não é nada além do Universo. Outro conceito é o de panenteísmo, pelo qual o Universo é e sempre foi parte de Deus, mas este é mais do que o Universo, ambos tendo existência eterna para o passado e para o futuro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso é muito interessante.

Unknown disse...

cara, muito bom, eu acho que só a palavra DEUS pode alienar, faz pensar num cara barbudo e tal, porém NÃO, deus é a essencia que faz seres biológicos evoluirem, por exemplo, virus podem se tornar imunes a suas vacinas, como? evolução, deus. gases misturados com outros gases foram algo completamente diferente, como? quimica, deus. me entendem? deus é fisica, são as leis que regem o universo

Anônimo disse...

Exatamente como eu penso, mas nem todos me compreendem...

Anônimo disse...

O tema é muito interessante, mas vc se equivocou. Tanto para o panTeísmo quanto para o panDeísmo, Deus é o tudo, é o universo, é algo imanente ao universo (pan do grego quer dizer tudo). Criou e é a própria criação ao mesmo tempo. A diferença entre eles é que para um panteísta deus interfere no destino das coisas enquanto para um pandeísta deus não interfere no nisso.

Ernesto von Ruckert disse...

Tem razão Fodrigo. A concepção de que o Universo seja parte de Deus que existia antes dele é o panenteísmo e o panendeísmo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails